Resumo:
O acesso e permanência do estudante com deficiência nas instituições de ensino é
uma política amparada pela legislação brasileira. No Brasil, o número de matrículas
desses estudantes vem crescendo significativamente, nas últimas décadas. Assim, é
importante refletir sobre as ações desenvolvidas para incluir os estudantes com
deficiência nas escolas regulares. O presente estudo, uma análise bibliográfica, tem
como objetivo principal discutir o processo de inclusão do estudante com deficiência
no ensino de química apresentados em artigos na Revista Inclusiones e Revista
Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram
selecionados 07 (sete) artigos publicados no recorte temporal de 2016 a 2020. Os
resultados indicaram que apesar do Brasil possuir várias leis que garantem o acesso
e a permanência do estudante com deficiência na escola regular, o sistema de ensino
é precário e não atende as necessidades educacionais especiais dos estudantes com
deficiência. A formação continua de professores foi o tema mais questionado nos
periódicos analisados. Concluímos que a política educacional brasileira deve
incentivar a formação continuada de professores e o aumento de profissionais
dedicados a essa área.
Descrição:
MALTA, Elizângela Oliveira de. A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.