Resumo:
O cenário educacional no período remoto nos exige um olhar atento voltado à necessidade da formação continuada dos professores enquanto ao uso da tecnologia em sala de aula, e consequentemente repensar e reavaliar as práticas educacionais para alcançar um ensino aprendizagem de qualidade. A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar as tecnologias que stão em uso pelos professores, elaborar e avaliar o uso de Webquest como uma metodologia ativa para a formação continuada de professores de Química no contexto do ensino remoto emergencial. Neste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, que fornece uma narrativa da visão da realidade dos indivíduos, sendo altamente descritiva. Os instrumentos para coleta dos dados foram através de questionários semiestruturado. No desenvolver da pesquisa é visto que o uso dessa metodologia no ensino de Química tem como propósito auxiliar no desenvolvimento das competências representativas, pois é uma atividade lúdica. Assim concluímos que a tecnologia possibilita diversificar os espaços de construção do conhecimento e o professor tem o papel primordial neste processo construtivo. Considerando os resultados alcançados é possível constatar que a Webquest pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para o ensino de Química, uma vez que funciona como fator de inovação, motivação, atração, cooperação, facilitando a compreensão do conteúdo e a interação dos estudantes.
Descrição:
NASCIMENTO, Ana Carolina da Silva. O uso de Webquest como apoio metodológico para professores de Química no ensino remoto. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.