dc.description.abstract |
A produção desse trabalho foi direcionada à utilização de um recurso didático analítico no
Sistema Dinâmico Ensino, com a turma do 8º ano A, localizado no município de Alagoa
Grande-PB, que pode ser empregado nas aulas de Geografia e outras disciplinas. O recurso
utilizado foi o desenvolvimento de um Estudo do Meio da comunidade remanescente de
quilombo de Caiana dos Criolos, também situado no município citado, buscando
contextualizar o material didático encontrado em sala de aula com a realidade que cerca tal
comunidade. Esse Estudo do Meio foi coordenado pela disciplina de Geografia, que teve a
integração das disciplinas de História e Artes que, juntas, desempenharam um papel
interdisciplinar na construção do conhecimento. A utilização de formas diferenciadas de
aplicar os conteúdos escolares, como foi desenvolvido nesse Estudo do Meio, serviu como
base para essa produção textual, buscando demonstrar aos professores das mais variadas
disciplinas que o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, precisa acontecer em
alguns momentos de forma integradora entre as mesmas. Nessa perspectiva é possível afirmar
que a utilização de formas variadas de aplicar as aulas de Geografia contribui para a quebra de
um diagnóstico prévio que se tem dessa disciplina, classificando-a como enfadonha e
decorativa, apresentando uma proposta prazerosa ao ensinar, como também ao aprender.
Como base teórica foram utilizadas diversos autores, a exemplo de Pontuschka, Paganelli e
Cacete, Celso Antunes, Roberto Lobato Correia, Helena Callai, Antonio Carlos
Castrogiovanni entre outros. |
pt_BR |