Resumo:
A literatura de cordel pode ser entendida como um recurso didático, por ser um elemento
descritivo de uma realidade sócio/cultural. Neste caso, é uma leitura do espaço geográfico à
visão de poetas populares. Dessa forma o trabalho objetiva desenvolver a capacidade crítica e
reflexiva dos alunos mediante a leitura do espaço geográfico, através da literatura de cordel
nas aulas de Geografia do ensino Fundamental II. Desse modo, o trabalho busca retratar as
raízes nordestinas locais, ao mesmo tempo, a realidade e a ficção, em meio ao ensinoaprendizagem,
com a arte poética do cordel na perspectiva geográfica, para que os alunos
confeccionem um folheto à luz da geografia local. Para tanto, parte-se do método etnográfico
a cerca da pesquisa participante de modo a evidenciar as suas diferentes modalidades de
observação do espaço, pois segundo André (2010), este método descreve as ações cotidianas
em meio às ações e representações dos seus atores sociais, dentro do espaço geográfico.
Diante da realidade local, a confecção do folheto de cordel permitiu ao aluno percepção de
conteúdos geográficos, materializada em forma de rimas simples, na tentativa de construir a
leitura do espaço visível de forma poética, porém realista, a partir dos conteúdos estudados de
um dado recorte espacial, identificados na cidade de Mogeiro- PB.
Descrição:
BARROS, J. S. O cordel enquanto ferramenta de ensino em geografia. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.