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O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a importância dos programas institucionais de formação inicial de professores – Programa Institucional de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica adotados na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus-III, mais especificamente no Curso de Geografia. Logo, a pesquisa foi desenvolvida por meio qualitativo em pesquisa participante, a princípio foi realizado um levantamento bibliográfico visando uma bagagem teórica abrangente, com autores como: Masetto (1998), Pimenta (1999), Viega (2004), Freire (2009), dentre outros. Na prática, a pesquisa foi realizada com aplicação de questionários aos integrantes dos Programas Institucionais na colaboração da formação docente. A amostra é composta por 11 integrantes de tais programas, resultando que na participação o processo de construção de conhecimento torna-se cada vez mais aprimorado, visto que, o elo Universidade/Escola contribui significativamente na evolução crítica do professor. Em suma, os programas de iniciação à docência citados são relevantes no processo de formação do professor, porque é a partir da experiência no ambiente escolar que o licenciando adquire e analisa novas estratégias de ensino. Além de desenvolver pesquisas na área da educação. |
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