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Na era digital, o avanço tecnológico atinge cada vez mais as instituições e as práticas sociais.
Sendo assim, é fundamental que o professor conecte o ensino com o universo da criança,
através de práticas inovadoras, integrando ao processo pedagógico o uso das tecnologias
digitais que estiverem disponíveis na escola, para oportunizar situações de aprendizagem
lúdica, dinâmica e colaborativa. Com base nessa premissa, esta pesquisa buscou analisar as
contribuições do software educativo GCompris no processo de alfabetização de crianças de
uma escola municipal de Campina Grande-PB. Para a execução deste estudo, utilizou-se a
pesquisa qualitativa, de cunho exploratória descritiva, através da contribuição de estudiosos
que nortearam a fundamentação teórica. Além disso, foi realizada uma avaliação dos aspectos
técnicos e pedagógicos do GCompris, observando a prática das professoras alfabetizadoras ao
utilizar o GCompris com seus alunos; houve ainda a aplicação de um questionário com essas
profissionais, a fim de conhecer suas concepções acerca do uso desse software no processo de
alfabetização de crianças. Com base na análise dos dados, o GCompris possui características
técnicas e pedagógicas próprias de um software educativo, sendo considerado pelas docentes
participantes da pesquisa uma ferramenta tecnológica, capaz de contribuir, de forma
significativa, para o processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças do ciclo da
alfabetização. Contudo, constatou-se que o GCompris apresenta falhas, como ausência de
áudio explicativo em algumas atividades/jogos e o feedback precisa ser melhorado, no intuito
de orientar o usuário a identificar e corrigir seus erros. Dessa forma, vale destacar a relevância
do professor avaliar o jogo, ou qualquer outra tecnologia digital, a ser utilizada no processo de
ensino e aprendizagem, para conhecer suas possíveis contribuições, possibilidades e falhas.
Essas informações são fundamentais para o planejamento do trabalho pedagógico do
professor com o uso de tecnologias como recurso para o desenvolvimento de competências e
habilidades nos alunos. |
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