UEPB - Repositório Digital

A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Ellen Jois Andrade Oliveira
dc.date.accessioned 2022-03-16T14:38:20Z
dc.date.available 2022-03-16T14:38:20Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26005
dc.description ARAÚJO, Ellen Jois Andrade Oliveira. A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo é resultante da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II de Educação Infantil do curso de Pedagogia- PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba, intitulado de “A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola. Tem por objetivo destacar as contribuições do uso da Literatura Infantil na aprendizagem das crianças da Educação Infantil. A criança é entendida aqui, como um sujeito histórico e de direitos, que é capaz de pensar e fazer descobertas por meio da sua imaginação. Desse modo, a literatura infantil atua nesse nível de ensino como um artifício para auxiliar as crianças em seu processo de aprendizagem. Composto por três caminhos metodológicos o trabalho seguiu por meio da observação sistemática (MARCONI & LAKATOS, 2003); a pesquisa bibliográfica e a atuação e prática docente em uma sala de aula de crianças com a faixa etária de 04 anos. Buscou-se o apoio teórico tanto em documentos oficiais já publicados e, em circulação, no contexto da educação brasileira e nos estudos de autores como Aguiar (2001), Alencar & Góes (2009), Azevedo (1999), Bellinghausen (2010), Filho (1995), Pinto (2015), Santos e Souza (2004), entre outros. Os resultados apontam para o uso da literatura infantil nas rodas de leitura, como um processo reflexivo acerca das narrativas, fazendo pensar a sua realidade, desenvolvendo assim diversas capacidades dessa fase do seu desenvolvimento, mas isto requer a formação continuada como ferramenta fundamental para auxiliar os professores a repensar sua prática, contribuindo para um ensino colaborativo e transformador que exige construção e valorização do seu aprendizado de maneira lúdica, afetiva e pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta