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Este estudo é resultante da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II de
Educação Infantil do curso de Pedagogia- PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da
Paraíba, intitulado de “A literatura infantil como recurso metodológico no processo de
aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola. Tem por objetivo destacar
as contribuições do uso da Literatura Infantil na aprendizagem das crianças da Educação
Infantil. A criança é entendida aqui, como um sujeito histórico e de direitos, que é capaz de
pensar e fazer descobertas por meio da sua imaginação. Desse modo, a literatura infantil
atua nesse nível de ensino como um artifício para auxiliar as crianças em seu processo de
aprendizagem. Composto por três caminhos metodológicos o trabalho seguiu por meio da
observação sistemática (MARCONI & LAKATOS, 2003); a pesquisa bibliográfica e a
atuação e prática docente em uma sala de aula de crianças com a faixa etária de 04 anos.
Buscou-se o apoio teórico tanto em documentos oficiais já publicados e, em circulação, no
contexto da educação brasileira e nos estudos de autores como Aguiar (2001), Alencar &
Góes (2009), Azevedo (1999), Bellinghausen (2010), Filho (1995), Pinto (2015), Santos e
Souza (2004), entre outros. Os resultados apontam para o uso da literatura infantil nas rodas
de leitura, como um processo reflexivo acerca das narrativas, fazendo pensar a sua
realidade, desenvolvendo assim diversas capacidades dessa fase do seu desenvolvimento,
mas isto requer a formação continuada como ferramenta fundamental para auxiliar os
professores a repensar sua prática, contribuindo para um ensino colaborativo e
transformador que exige construção e valorização do seu aprendizado de maneira lúdica,
afetiva e pedagógica. |
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