Resumo:
A tecnologia faz parte da vida do ser humano e executa um papel essencial na
evolução da humanidade. No contexto educacional, as tecnologias digitais surgem
como alternativas que podem revolucionar e potencializar as relações entre os
educadores e educandos. A Física é uma ciência da natureza que explica muitos
fenômenos do cotidiano e contribui para o desenvolvimento da sociedade. Contudo,
sofre grande preconceito por parte dos estudantes e acaba sendo interpretada como
um conhecimento distante da realidade. Diante disso, a presente pesquisa tem por
objetivo investigar como a utilização de tecnologias digitais no ensino de Física pode
contribuir para uma melhoria na aprendizagem. Como objetivos específicos, buscou-se identificar na literatura metodologias e recursos que contemplassem maiores
índices de satisfação pelos relatos de autores e elaborar um produto que possa ser
aproveitado por outros professores. Deste modo, observou-se um destaque a duas
metodologias no ensino de Física: a gamificação e as simulações. Como método de
pesquisa utilizou-se uma revisão bibliográfica, levando em consideração os aspectos
gerais e históricos da relação entre tecnologia e educação. Como complemento à
pesquisa bibliográfica, é apresentado um tutorial com aplicações a respeito do
software de simulação Algodoo.
Descrição:
FERREIRA, Wellington Costa. A contribuição das tecnologias digitais para melhoria da aprendizagem na disciplina de Física. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2021.