Resumo:
Quando se trata do ensino de programação, o uso de ferramentas para compilar os códigos pode resultar em muitos benefícios para a execução do mesmo, principalmente nas disciplinas de Algoritmos e de Introdução a Lógica de Programação, onde fica evidente a dificuldade dos estudantes em entender como funciona um programa e não desenvolveram o raciocínio lógico durante o ensino médio. Este projeto propõe a adoção de ferramentas para o ensino de programação de forma remota e aplicação de uma oficina baseada na metodologia desenvolvida por Delgado et al, (2004). Sendo ela dividida em três fases, onde cada etapa os estudantes desenvolveram competência e habilidades necessárias para a conclusão do programa. Como resultado, os estudantes compreenderam como funciona o programa elaborado durante a oficina, como formalizar as questões em uma linguagem computacional e desenvolveram o pensamento lógico.
Descrição:
MONTEIRO, L. F. Programando em Python a partir de dispositivos móveis: um estudo sobre o ensino remoto.. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2021.