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O presente trabalho trata sobre a educação no campo, tendo como ênfase, a
importância da disciplina de geografia como fator determinante para a formação de
um cidadão consciente. Através dessa ciência, podemos formar cidadãos com senso
crítico aguçado, para terem perspicácia o suficiente para fugir do senso comum e
possuírem suas próprias constatações. Todo referencial teórico e metodológico foi
elaborado com base em uma revisão literária com informações tiradas de livros,
artigos científicos e monografias, em destaque, temos: ARROYO; CALDART; MOLINA,
(1998), COPATTI e CALLAI, (2018), que por sua vez contribuíram com a construção da
fundação teórica do presente trabalho. Ademais, o referente estudo mostrará as
principais dificuldades encontradas pelos professores que atuam no campo, em
destaque: o ensino multisseriado, a falta de um currículo escolar próprio e a ausência
de formação desses profissionais. Será discutido também a BNCC (Base Nacional
Comum Curricular), suas novas diretrizes e preocupação com as EFAS (Escolas das
Famílias Agrícolas), que são instituições de ensino que tem como fundamentos
básicos um ensino de alternância possuindo assim, uma estruturação que possibilita
uma articulação entre os conhecimentos científicos e os saberes construídos a partir
das experiências dos povos camponeses e suas vivencias. E o futuro da educação
no campo. |
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