Resumo:
O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o Ensino de Geografia e os Movimentos Sociais em sala de aula, no Ensino Médio na Cidade de Mogeiro – PB. Analisando como foram construídas as formas de pensar e de fazer o ensino de Geografia e os movimentos sociais entre a teoria e a realidade do aluno, já que a escolar encontra-se em um contexto de muitos movimentos sociais, a comunidade escola é composta por alunos de acampamentos diversos, com historia de lutas e conquistas. Embora essa seja a sua realidade, o aluno não fala sobre tais assuntos e nem tão pouco é provocado pelo o professor. Nesse artigo, vamos abordar esse tema, para que possamos identificar o problema da ausência dos conteúdos sobre movimentos sociais na sala de aula, salientado que se trata da realidade dos alunos, e o porquê de tanta dificuldade em lidar com o tema.
Descrição:
FERREIRA, Maria das Dores. O ensino de Geografia e movimentos sociais: o caso dos alunos do ensino médio regular – Mogeiro / PB. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.