Resumo:
Com as transformações ultrapassadas nos últimos tempos pela Geografia, a realidade mostra a face didática inovada pela educação ambiental, que alicerça pela construção do conhecimento a partir da prática regional e do laboratório real, ou seja, a utilização do lugar em que se vive como meio de aprendizagem, dos conteúdos específicos, e com interdisciplinaridade, construindo faces a sub-temas que são úteis no desenvolvimento de um aprendizado crítico sobre o meio vivido e com isso, surge a prática da educação ambiental. Os livros didáticos recém formulados e que estão sendo utilizados atualmente no ensino da Geografia, já trazem em seu conteúdo programado essas realidades, regionais, os quais tratam de sub-temas relacionados ao meio ambiente, problemáticas e conseqüências entre o ser humano, suas ações e as consequências. Dentre estes conteúdos, especificamente o Semi-Árido do nordeste brasileiro, que é abordado desde suas características geomorfológicas e climáticas, até politizar socialmente a realidade do “ser humano” que ali vive, é esse contexto social dos desafios enfrentados impostos pela realidade natural deste espaço, a abordagem deste artigo reflete como tem sido trabalhado esse tema no ensino da geografia, a partir do conteúdo dos livros didáticos.
Descrição:
NUNES NETO, Heronildes. O semi-árido nordestino: um estudo sobre a abordagem do livros didático e suas repercurssões no ensino de geografia. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.