Resumo:
A presente pesquisa trata das práticas educacionais e metodologias de aprendizagem voltadas para o ensino da disciplina de física, utilizando metodologia de ensino por meio da tecnologia da informação e comunicação. O objetivo é mostrar como o uso de ferramentas tecnológicas auxilia o ensino-aprendizagem do aluno nas mais diversas atividades de resolução e construção dos conceitos físicos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) auxiliam o educador a elaborar suas aulas buscando contemplar os objetivos socioemocionais e cognitivos do aluno, que são fundamentais para os novos parâmetros sociais. A pesquisa realizada possuía o objetivo de obter dados referentes à utilização de tecnologias em sala de aula, como frequência em que tais métodos já eram utilizados, quantos educadores se sentiam preparados e possuíam capacitação para tal. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica tendo como intuito conseguir entender como a Base Nacional Comum Curricular integra essa utilização com o desenvolvimento das habilidades e competência do aluno e por fim é sugerida a utilização de alguns simuladores.
Descrição:
COSTA. N. L. O ensino por meio da utilização de mídias digitais: uma sequência didática na disciplina de física no ensino médio. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2021.