Resumo:
A presente pesquisa tem como ponto fulcral discorrer sobre o uso do aplicativo Alfabantu pelos discentes e os desafios decorrentes dessa proposta. Objetiva-se discutir a intersecção entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, previsto pela Lei nº 10.639/003. Para tanto, nos propomos, ao longo deste estudo, dissertar sobre a relação entre as escolas de ensino básico – precisamente ensino fundamental I e II – os livros didáticos e as tecnologias (sub) utilizadas nas instituições de ensino no Brasil. Utilizamos como fonte para a construção de nossa discussão o ciberjornalismo, desenvolvido por diferentes agências de notícias. Para o desenvolvimento da argumentação apresentada ao longo da pesquisa, recorremos aos documentos oficiais tais como: BNCC (2017) e PNE (2014), que colaboraram sobremaneira para as conclusões alcançadas nesta investigação. Como aporte teórico, utilizamos as contribuições desenvolvidas pelos seguintes autores/as, á saber: Behar (2009), Carneiro (2009), Freire (1994, 1996, 1987, 2005, 2007) e Gongorra (2018), que colaboraram com o nosso fazer. Em síntese, a presente monografia propõe o uso das TIC’s e do Alfabantu como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem em História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
Descrição:
SILVA, J. P. F. da. O uso das TICs no ensino da língua, cultura e História afro-brasileira e africana na escola da educação básica. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.