Resumo:
O Pensamento Computacional é um tema pontual na educação, ele já faz parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e é um tema bastante discutido em trabalhos científicos desde meados de 1960. Sua ideia está cada vez mais difundida. Este trabalho tem como objetivo comparar a relação entre duas turmas de alunos, onde uma delas possui algum tipo de conhecimento dos assuntos que compõem o Pensamento Computacional, e uma turma que não tem conhecimentos desses assuntos. Com isso, almejamos difundir ainda mais a ideia de que o Pensamento Computacional que é um tema importante para a educação básica, pois o seu ensino torna os alunos mais aptos para as necessidades que as novas gerações necessitam e para os desafios da sociedade contemporânea. Este trabalho se aproxima de um estudo de caso onde se propõe a utilização da pesquisa primária, aplicada, qualiquantitativa e descritiva. Para isso foi produzido um teste, com questões relacionada aos pilares do Pensamento Computacional. Este teste foi retirado de conteúdos relacionados ao Pensamento Computacional em sites muito difundidos para o ensino do mesmo. O teste foi aplicado em duas turmas, uma que possuía algum grau de estudo sobre Pensamento Computacional e outra que não tinha em seu currículo qualquer abordagem sobre o assunto. Foi perceptível que nas questões mais difíceis, a turma que possuía algum grau de conhecimento sobre Pensamento Computacional se saiu melhor que a que não possuía esse conhecimento. A partir disso, é possível conscientizar a sociedade para a produção de conteúdo que supram a necessidade dessas novas gerações, para que elas estejam preparadas para as necessidades que demandam a atualidade.
Descrição:
AMARAL, P. K. F. Estudo comparativo entre alunos e não alunos de pensamento computacional no ensino fundamental. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.