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No processo de ensino-aprendizagem o professor utiliza alguns recursos e materiais didáticos e metodológicos que vão auxiliar para que a partir de sua prática, os alunos e alunas consigam desenvolver algumas habilidades e potencialidades, com a finalidade de torna-los pessoas ativas na sociedade em que vivem, entre estes recursos didáticos se destaca o livro, que atualmente ainda é o instrumento didático pedagógico mais utilizado na educação, principalmente na realidade brasileira, onde os aspectos socioeconômicos da maior parte da população são precários. Desta forma, deve ser garantido aos estudantes que este material supra suas necessidades de conhecimento de uma forma que não leve informações incoerentes ou dissemine nenhum tipo de desigualdade ou discriminação. Questões relacionadas as mulheres desde muito tempo geram desconfortos na sociedade em geral, e na educação não poderia ser diferente, neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste na análise de livros didáticos utilizados na educação básica, com ênfase no ensino médio, para refletir sobre como a figura feminina é representada. Para tanto, a pesquisa tem caráter quali-quantitativo e se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica, documental e levantamento estatístico. Como resultado, a pesquisa, evidencia que a representação feminina que encontramos na coleção de livros didáticos de Geografia do ensino médio mostra uma disparidade na presença de homens e mulheres, onde os homens se fazem mais presentes, e ainda quase em todas as vezes que aparecem mulheres, elas estão em situações de vulnerabilidade e desigualdade em relação ao gênero masculino. Desta forma, podemos afirmar que o livro didático de Geografia precisa urgentemente de mais presença, representação e valorização da mulher como figura importante na construção e reprodução dos espaços. |
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