Resumo:
O presente artigo é um relato do atual momento pandêmico, onde o ensino presencial teve que ser substituído pelo remoto de modo emergencial, com base nisso, foram observados relatos de experiências sobre as dificuldades apresentadas durante o ensino da Física no qual 5 (cinco) professores da rede pública de ensino expõem as dificuldades encontradas durante o atual cenário de ensino. A investigação foi desenvolvida no Sertão da Paraíba, em 5 (cinco) escolas públicas do ensino médio da regional de Patos-PB, localizadas nas cidades: Cacimba de Areia, Teixeira e Patos. A pesquisa foi precedida por um questionário investigativo de maneira remota que visou delinear os obstáculos vivenciados pelos professores de Física, mostrando o impacto na qualidade de transmissão dos conteúdos e as dificuldades apresentados pelos alunos na aprendizagem. Após as coletas e análises dos resultados, pode-se entender que a experimentação de maneira remota não contribui significativamente para a motivação do estudo da Física, uma vez que as redes públicas de ensino não reprimem uma infraestrutura adequada para o ensino remota educacional.
Descrição:
Mendonça, Ronaldo Marques. As aulas de física no ensino remoto: um breve panorama de algumas escolas públicas da Regional de Patos - PB. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.