Resumo:
O Estágio Supervisionado docente, entre as muitas finalidades que possui, pode ser evidenciado como uma oportunidade para professores em formação participarem ativamente das experiências construídas no âmbito da articulação teoria-prática. Partindo das contribuições deste momento da formação docente, o objetivo que norteou a construção deste trabalho foi apresentar as experiências vivenciadas ao longo do estágio de regência desenvolvido nas aulas de Geografia ministradas em uma turma do sexto ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo, localizada no município de Campina Grande-PB. A metodologia utilizada na construção do trabalho teve como base uma abordagem qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica e pesquisa colaborativa. Diante do vivenciado, identificou-se que o ensino remoto, a depender do contexto em que se desenvolve, a exemplo da escola palco do estágio, inviabiliza em muitos aspectos um processo de aprendizagem igualitário e satisfatório para todos os discentes, visto que as desigualdades sociais diferenciam o acesso às tecnologias necessárias a participação dos alunos. Esse quadro de instabilidade impacta também a construção da regência no contexto do estágio, pois ela acaba também absorvendo os desafios presentes no ensino remoto. A Geografia é um Componente que requer a interação entre os sujeitos para que a discussão se efetive mediante a reflexão acerca da realidade socioespacial e a ausência dessa interação, prejudicada pela falta de conexão entre os sujeitos no processo de ensino-aprendizagem, é prejudicial para a efetivação de um conhecimento geográfico significativo.
Descrição:
GUEDES, Francisco dos santos. Estágio Supervisionado em Geografia no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões sobre a regência. 2022.28f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande-PB, 2022.