Resumo:
Este trabalho busca fazer uma correlação entre ensino e aprendizagem da Literatura na Educação Básica, abordando questões como cultura popular e a alegoria, fortemente presentes na peça A donzela Joana, de Hermilo Borba Filho. Dessa forma, com base nessa temática que inclui a educação básica como um campo de estudo, no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa e literatura, esse trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção para ser aplicada em sala de aula com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Assim, são os objetivos do referido trabalho: apresentar as relações estéticas, históricas, culturais e folclóricas, ocorridas no enredo da peça, e, mostrar como a alegoria, enquanto figura de linguagem, se entrelaça com a cultura popular na formação do texto da peça corpus do trabalho. Assim, pretendemos evidenciar a importância de um texto dramático para melhoria das aulas de literatura no processo de ensino-aprendizagem da educação básica. Para a fundamentação teórica deste estudo, contamos com as contribuições de autores como João Adolfo Hansen (2006), Sônia Maria Van Dijck Lima (1986), Hermilo Borba Filho (2005) e Rildo Cosson (2014), entre outros. Com a pesquisa, foi possível concluir que o texto dramático pode ser um excelente aliado na introdução da literatura no Ensino Fundamental.
Descrição:
SANTOS, R. D. de L. Ensino de literatura na educação básica através da alegorias presentes no texto teatral da peça A Donzela Joana, de Hermilo Borba Filho. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.