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Atualmente, muitos são os discursos acerca da educação e da sustentabilidade ambiental. No entanto, poucos são aqueles que as praticam em seu cotidiano, talvez por não acreditarem que pequenas mudanças de atitude podem contribuir, grandemente, para a preservação dos recursos naturais e a sobrevivência das gerações futuras. Assim, a presente pesquisa apresenta as práticas ambientais realizadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, durante a disciplina de educação ambiental, gestão e planejamento, como exemplo para se viver em um mundo menos consumista e degradador. Tais práticas foram desenvolvidas em seus ciclos sociais, para promover a ideia da sustentabilidade no cotidiano, destacar a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras, discutir sobre os recorrentes impactos ambientais e apresentar algumas ações que poderão contribuir para a sensibilização/conscientização ambiental. Os estudantes envolvidos criaram, individualmente, um projeto prático, com metodologias diversas e aplicaram em suas comunidades, espaços de trabalho, ruas, bairros ou municípios. Ao final destas práticas, os estudantes responderam a um questionário elaborado no aplicativo googleforms acerca dos resultados de seus projetos. Eles acreditam que a sustentabilidade e a educação ambiental (EA) são temáticas que precisam ser mais debatidas com a comunidade, que é preciso refletir sobre a responsabilidade social da humanidade, visando construir um vínculo entre o meio ambiente a sustentabilidade e a educação, que gestos simples do cotidiano podem contribuir enormemente para a preservação ambiental, que a aplicação de seus projetos promoveu a construção de hábitos sustentáveis, atrelados à conscientização e sensibilização, procurando combater o consumismo desenfreado imposto pela sociedade capitalista. |
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