Resumo:
Estudar Geografia é um desafio, principalmente quando pensamos na cartografia escolar, uma vez que essa temática deve ser aprofundada pois está muito presente no cotidiano do professor de Geografia. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar as metodologias e práticas utilizadas pelos professores, dando ênfase à alfabetização cartográfica utilizadas nas turmas de 6 º anos do ensino fundamental anos finais, na escola campo da pesquisa foi Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, Guarabira/PB. A pesquisa de cunho qualitativa, na busca de averiguar se ocorreu a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do fundamental, e como esse processo de ensino aprendizagem ocorre nas turmas de 6º anos do fundamental anos finais. Além de uma construção teórica, foi feito uma pesquisa em lócus realizada por meio do programa Residência Pedagógica, com aplicação de questionários semiestruturados com os alunos. Se utilizando de conceitos básicos da linguagem cartográfica: lateralidade, orientação e leitura e interpretação de mapas, para diagnosticar quais os conhecimentos sobre cartografia que os alunos dominam ao chegarem no 6ª ano no início do ano letivo, outro questionário no final do ano letivo, para diagnosticar se teve evolução desses conhecimentos. Nos resultados da pesquisa foi constatado que os alunos não tiveram uma alfabetização cartográfica adequada nas séries iniciais, entretanto, conseguiram evoluir na leitura e interpretação de mapas no 6º ano anos finais do fundamental. Portanto, o trabalho ressalta a importância dos conhecimentos cartográficos na vida cotidiana do aluno, para que o mesmo consiga fazer a leitura do mundo ao seu redor.
Descrição:
SILVA, A. de S.. Alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais: metodologias e práticas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, Guarabira/PB. 2022. 83f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.