Resumo:
A taxonomia de Bloom surgiu para facilitar a troca de informações sobre o desenvolvimento de programas e avaliação de planos, logo a existência de ferramentas no ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores na elaboração de projetos instrutivos pode trazer uma contribuição significativa para o processo de ensino e aprendizagem, além disso, a importância da informação ou do conhecimento como produto da educação, o aluno também deve demonstrar sua capacidade de fazer algo com o conhecimento adquirido, ou seja, ser capaz de aplicar a informação a novas situações e problemas. A presença de ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem que auxiliem o docente na elaboração do planejamento de ensino pode contribuir de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho é integrar o Mapa de Conteúdo e o Mapa de Dependência ao Ambiente Virtual de Aprendizagem ProGame. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi baseada na metodologia de Hevner et al., (2007), pois refere-se a metodologia de Design Science, onde questões primordias baseadas na pesquisa são respondidas com a aplicação da ferramenta de ensino- aprendizagem.Mediante o que foi proposto, essa pesquisa consegue assegurar a eficiência do Progame frente as caracteristicas da taxonomia revisada de Bloom
Descrição:
RAMALHO, C. B. S Proposta de integração do mapa de conteúdos e mapa de dependências ao ambiente virtual PROGAME. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.