UEPB - Repositório Digital

Desafios enfrentados por estudantes e professores durante a pandemia: um estudo sobre como a tecnologia foi aliada nesse período

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Juliene Leite
dc.date.accessioned 2022-04-13T18:54:09Z
dc.date.available 2022-04-13T18:54:09Z
dc.date.issued 2022-03-03
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26506
dc.description ARAÚJO, J. L. Desafios enfrentados por estudantes e professores durante a pandemia: um estudo sobre como a tecnologia foi aliada da educação nesse período. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar e debater as dificuldades e conhecimentos adquiridos por educadores e alunos de todos os níveis, a fim de refletir sobre os desafios enfrentados por todos durante este período tão desafiador, utilizando como base, as maiores dificuldades das escolas públicas e privadas do município de Piancó-Pb. Busca-se compreender os impactos causados na educação durante o período de isolamento social e como foi o processo de adaptação dos professores com o uso de plataformas digitais, visando entender que, apesar da maneira abrupta que foi inserido, também foi uma forma de muitos professores se reinventarem, aprimorando sua prática pedagógica. O estudo teve como objetivos específicos, comparar o surgimento do ensino a distância no Brasil com o contexto atual entender os impactos causados na educação pela pandemia; identificar as dificuldades enfrentadas por professores e alunos da rede pública e privada; analisar a vida familiar no contexto da pandemia e discutir a adaptação dos professores ao uso de ferramentas tecnológicas para continuidade das aulas remotas. Sendo, portanto, um estudo de caráter teórico-bibliográfico de nível qualitativo, os procedimentos metodológicos estarão embasados nas análises de obras que fundamentaram o tema em estudo. Por meio da análise das obras estudadas, a pesquisa infere que os achados do estudo são significativos, no sentido de que, considerando o retorno presencial, novas práticas pedagógicas poderão ser incrementadas para melhorar o ensino, utilizando os meios digitais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rodrigo César Fonseca da silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Isolamento social pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Desafios enfrentados por estudantes e professores durante a pandemia: um estudo sobre como a tecnologia foi aliada nesse período pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta