Resumo:
No Brasil, o principal modal é o rodoviário, que de acordo com a Confederação Nacional de
transporte (CNT) contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do
País sendo responsável por 61,1% do transporte de cargas e 95% do transporte de passageiros.
No entanto, o país ainda possui muitas rodovias em estado de péssima conservação devido à
ausência de um Sistema de Gerência de Pavimento – SGP que contribua de maneira efetiva
com as obras de Manutenção e Restauração (M&R). Deste modo, é necessária a avaliação
funcional do pavimento e da sinalização a fim de encontrar soluções cada vez mais adequadas
e que por sua vez aumentem o tempo de vida dos pavimentos e contribua para um melhor
fluxo de veículos, respectivamente. O presente trabalho tem por objetivo realizar a avaliação
subjetiva da superfície do pavimento flexível e da sinalização do trecho que liga Santa Rita PB à Bayeux-PB. A Avaliação Subjetiva foi preconizada pela norma do DNIT - 009/2003-
PRO e a Avaliação da Sinalização foi preconizada pelo Manual de Sinalização de Trânsito –
DNIT. O trecho em estudo tem extensão de 5 km e foi subdividido em 5 segmentos
homogêneos com a finalidade de identificar os defeitos e a sinalização com suas possíveis
causas. O trecho analisado apresenta estado de deterioração acentuado e uma sinalização
ruim, o que contribui no desconforto do usuário, tais problemas são oriundos da falta de um
SGP eficiente. Os resultados desta pesquisa deram uma predominância de regular para a
avaliação funcional do pavimento e ruim para o sistema de sinalização. Criar um SGP que
contemple o trecho em estudo e realizar obras de M&R são soluções plausíveis para esta
pesquisa.
Descrição:
FERREIRA, Bianca da Silva. Análise da avaliação da superfície do pavimento flexível e da sinalização em rodovias: estudo de caso no trecho que liga as cidades de Santa Rita - PB a Bayeux – PB. 2018. 58 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.