Resumo:
As rodovias são estradas pavimentadas que promovem o deslocamento de passageiros, cargas e consequentemente o desenvolvimento de uma região. Atualmente, os acidentes de trânsito compõem a 11ª causa de morte no Brasil. O objetivo deste estudo foi buscar relações entre a segurança viária envolvendo a infraestrutura das rodovias federais paraibanas, BR-101, BR 104, BR-110, BR-116, BR-230, BR-361, BR-405, BR-408, BR-412, BR- 426, BR-427 e BR-
434, por meio das edições da publicação da Pesquisa CNT de Rodovias, entre os anos 2018 a 2021, e relacionar condições de pavimento, sinalização e geometria dessas vias com as ocorrências de acidentes de trânsito registradas pela Polícia Rodoviária Federal nesse mesmo período. Também, por meio de dados coletados por essas instituições, foi mapeado os locais de acidentes de tráfego, com base na manipulação do editor de planilhas Excel e também do Visualizador de Informações Geográficas (VGeo), identificando as regiões ou municípios onde possuem os trechos mais críticos. Foi possível verificar que, as rodovias BR-101, BR-104 e a BR-230 foram as que apresentaram maior número de ocorrências, dando destaque à rodovia BR-230, que foi registrado um total de 1.730 acidentes nos trechos mais críticos, nas regiões dos municípios de Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e João Pessoa. A maioria dos acidentes se concentraram em rodovias com boas avaliações de pavimento, sinalização, geometria da via. Assim sendo, rodovias bem conservadas podem levar os condutores a alcançarem altas velocidades, fazendo com que acidentes aconteçam com mais facilidade.
Descrição:
SILVA, Hiago Luan Estrela. Estudo da segurança viária e da avaliação das rodovias federais no estado da paraíba, sob condições de pavimento, sinalização e geometria. 2022. 72p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.