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Os mapas conceituais são ferramentas que podem ser usados para diversos fins, já que são elaborados a partir de um determinado conceito que será interligado a outros conceitos. Essa ferramenta, elaborada e difundida por Joseph Novak na década de 70, é de fundamental importância para a organização de elementos necessários à aprendizagem, pois possibilita ao aluno articular ideias e associar novas informações a conhecimentos estudados anteriormente, permitindo ao professor utilizá-lo também como um importante instrumento na avaliação da aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade averiguar as concepções de professores do Ensino Fundamental II, da cidade de Araruna-PB, sobre a utilização dos mapas conceituais como forma de esclarecer, avaliar e organizar o processo de conhecimento do aluno mediante um tema proposto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando fundamentação teórica metodológica e em seguida foi realizada uma pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário aos professores de uma escola municipal que oferece o fundamental II, com perguntas fechadas de múltipla escolha, para levantar informações acerca do conhecimento dos professores sobre o assunto. |
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