Resumo:
O presente artigo apresenta os resultados sobre as concepções dos docentes que lecionam nas escolas de rede pública do Curimataú Paraibano, com relação à prática experimental em sala de aula, das quais foram escolhidas Araruna, Cacimba de Dentro e Tacima. O ensino de física vem se mostrando com os seus avanços, aderindo às novas práticas pedagógicas nas escolas, da mesma forma, melhorando a estrutura do ensino publico das escolas, a falta de estrutura, número excessivo de alunos nas turmas e o tempo para executar às aulas experimentais, estão sendo superadas com outras atividades em sala de aula, nas escolas de ensino médio e fundamental, como por exemplo, os experimentos de baixo custo. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho é analisar a metodologia dos docentes durante as aulas teóricas e experimentais através de suas concepções apresentadas. Com isso, foi elaborado um questionário com 13 (treze) perguntas, sendo 10 (dez) fechadas e 03 (três) abertas. Os resultados apontam que grande parte dos sujeitos pesquisados apresenta ter uma formação inicial que proporciona aos mesmos planejar uma aula experimental. Porém, foi encontrado alguns pontos negativos que interferem na intervenção dessas aulas, por exemplo, falta de materiais adequados, o tempo para execução dos experimentos.
Descrição:
BEZERRA, Patrícia Dantas. Teoria e experimentação: concepções de professores que lecionam física em três cidades do Curimataú Paraibano. 2018. 44p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.