dc.description.abstract |
As constantes mudanças na sociedade, na política e na economia têm impactado
diretamente a educação escolar trazendo demandas diversas para os atores do
fazer educacional, entre eles, professores, alunos e gestores. Deste modo, o
presente artigo teve como objetivo geral analisar o papel do gestor em uma escola
pública estadual localizada na cidade de João Pessoa-PB, frente ao
desenvolvimento de uma gestão democrática. Para a realização da pesquisa,
utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória, cujos dados foram coletados por
meio de uma entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública, além
do levantamento de documentos que auxiliou na coleta de dados, foi possível
perceber através das visitas realizadas na escola que os principais desafios
enfrentados pela gestora escolar são equilibrar as práticas pedagógicas com a parte
administrativa e se manter atualizada; Os problemas na infraestrutura da escola que
impactam no desenvolvimento das atividades; O número reduzido de funcionários,
gerando o acúmulo de tarefas; As demandas por parte da Secretaria da Educação
com prazos muito curto, inviabilizando o desenvolvimento das ações. Por meio da
entrevista e observação nas reuniões, pode-se constatar que a gestora escolar abre
espaços e permite a fala dos professores e equipe pedagógica sobre algumas ações
propostas pela Secretaria da Educação. A gestora mostrou-se bastante aberta as
opiniões e traça algumas estratégias junto com os professores para realização de
atividades complementares. Nesse sentindo, diante das dificuldades que o gestor
encontra, as reflexões estabelecidas mostraram que é possível desenvolver uma
gestão democrática no espaço escolar, mesmo com todos os obstáculos e desafios,
promovendo ações pedagógicas e estratégias, visando a melhoria do ensino aprendizagem. |
pt_BR |