UEPB - Repositório Digital

Gestão democrática: o papel do gestor escolar em um município da Paraiba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author França, Ronaldo Gomes de
dc.date.accessioned 2022-04-20T18:07:12Z
dc.date.available 2022-04-20T18:07:12Z
dc.date.issued 2022-03-29
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26598
dc.description FRANÇA, Ronaldo Gomes de. Gestão democrática: o papel do gestor escolar em um município da Paraiba. 2022. 26f. Trabalho de conclusão de curso(Graduação em Administração Publica-EAD), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract As constantes mudanças na sociedade, na política e na economia têm impactado diretamente a educação escolar trazendo demandas diversas para os atores do fazer educacional, entre eles, professores, alunos e gestores. Deste modo, o presente artigo teve como objetivo geral analisar o papel do gestor em uma escola pública estadual localizada na cidade de João Pessoa-PB, frente ao desenvolvimento de uma gestão democrática. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória, cujos dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública, além do levantamento de documentos que auxiliou na coleta de dados, foi possível perceber através das visitas realizadas na escola que os principais desafios enfrentados pela gestora escolar são equilibrar as práticas pedagógicas com a parte administrativa e se manter atualizada; Os problemas na infraestrutura da escola que impactam no desenvolvimento das atividades; O número reduzido de funcionários, gerando o acúmulo de tarefas; As demandas por parte da Secretaria da Educação com prazos muito curto, inviabilizando o desenvolvimento das ações. Por meio da entrevista e observação nas reuniões, pode-se constatar que a gestora escolar abre espaços e permite a fala dos professores e equipe pedagógica sobre algumas ações propostas pela Secretaria da Educação. A gestora mostrou-se bastante aberta as opiniões e traça algumas estratégias junto com os professores para realização de atividades complementares. Nesse sentindo, diante das dificuldades que o gestor encontra, as reflexões estabelecidas mostraram que é possível desenvolver uma gestão democrática no espaço escolar, mesmo com todos os obstáculos e desafios, promovendo ações pedagógicas e estratégias, visando a melhoria do ensino aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Cinthia Moura Frade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Desafios escolares pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.title Gestão democrática: o papel do gestor escolar em um município da Paraiba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta