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Arquivo escolar: institucionalização como processo de gestão e manutenção sociocultural

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dc.contributor.author Santos, Sara Silva de Lima
dc.date.accessioned 2022-04-20T20:25:07Z
dc.date.available 2022-04-20T20:25:07Z
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.other CDD 025.171 4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26608
dc.description SANTOS, S. S. de L. Arquivo escolar: institucionalização como processo de gestão e manutenção sociocultural. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetiva analisar o quadro situacional da documentação escolar da EMEFPJP. A pesquisa é tipificada como descritiva de abordagem qualitativa e conta com a metodologia de estudo de caso. Como objeto empírico temos o arquivo escolar compreendido em seu contexto de arquivo especializado no universo dos arquivos. Esse trabalho foi desenvolvido por meio de um conjunto de técnicas e instrumentos, os quais viabilizaram o alcance dos objetivos propostos para esse estudo. Inicialmente, tem-se uma revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como base alguns autores e instituições, de pesquisa da área Arquivística, a saber: Brasil (1991), Arquivo Nacional (2005) Bellotto (2002 e 2014), São Paulo (2003), Schellenberg (2006), Lopes (1998), Coelho (2016), Furtado (2011), Vasconcelos (1999). Como resultado é descrita a situação do acervo de documentos escolares da instituição analisada. Assim como, foi realizada uma análise do quadro situacional mediante preceitos normativos da Arquivologia. Conclui-se a notória necessidade de institucionalização de um setor que cuide da gestão e difusão dos documentos de arquivos que se encontram na referida instituição escolar. Assim como, acredita-se que a inexistência de um setor específico para a guarda, o tratamento e a preservação dos documentos escolares discorre em imperícia técnica dos profissionais que na instituição atuam podendo implicar em dificuldades na recuperação e gestão das informações à instituição, causa iminente perda de informação com relevante teor para o contexto de civilidade e aspectos sócio-históricos no âmbito da própria instrução escolar, à comunidade circunvizinha e de todos indivíduos que trabalham/estudam ou já trabalharam e estudaram na EMEFPJP, além, claro, de implicações que mitigam o amplo e indiscriminado acesso à informação. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ma. Ismaelly Batista dos Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Arquivos escolares pt_BR
dc.subject Arquivos especializados pt_BR
dc.subject Gestão municipal pt_BR
dc.subject Arquivologia pt_BR
dc.title Arquivo escolar: institucionalização como processo de gestão e manutenção sociocultural pt_BR
dc.type Article pt_BR


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