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O presente estudo objetiva analisar o quadro situacional da documentação escolar da
EMEFPJP. A pesquisa é tipificada como descritiva de abordagem qualitativa e conta
com a metodologia de estudo de caso. Como objeto empírico temos o arquivo escolar
compreendido em seu contexto de arquivo especializado no universo dos arquivos.
Esse trabalho foi desenvolvido por meio de um conjunto de técnicas e instrumentos,
os quais viabilizaram o alcance dos objetivos propostos para esse estudo.
Inicialmente, tem-se uma revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como base
alguns autores e instituições, de pesquisa da área Arquivística, a saber: Brasil (1991),
Arquivo Nacional (2005) Bellotto (2002 e 2014), São Paulo (2003), Schellenberg
(2006), Lopes (1998), Coelho (2016), Furtado (2011), Vasconcelos (1999). Como
resultado é descrita a situação do acervo de documentos escolares da instituição
analisada. Assim como, foi realizada uma análise do quadro situacional mediante
preceitos normativos da Arquivologia. Conclui-se a notória necessidade de
institucionalização de um setor que cuide da gestão e difusão dos documentos de
arquivos que se encontram na referida instituição escolar. Assim como, acredita-se
que a inexistência de um setor específico para a guarda, o tratamento e a preservação
dos documentos escolares discorre em imperícia técnica dos profissionais que na
instituição atuam podendo implicar em dificuldades na recuperação e gestão das
informações à instituição, causa iminente perda de informação com relevante teor
para o contexto de civilidade e aspectos sócio-históricos no âmbito da própria
instrução escolar, à comunidade circunvizinha e de todos indivíduos que trabalham/estudam ou já trabalharam e estudaram na EMEFPJP, além, claro, de
implicações que mitigam o amplo e indiscriminado acesso à informação. |
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