Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de tempo de alunos
da educação básica e averiguar as relações que tais concepções tem com a ficção
científica. Para tal estudo, buscamos identificar as principais concepções de tempo
presentes em obras de ficção científica, partindo inicialmente de uma revisão
bibliográfica em obras do gênero e em estudos da área. Desse modo, foi possível
elencar as principais ideias acerca do tempo e as formas que são empregadas na
ficção. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa de maneira virtual tendo
em vista as medidas de distanciamento social vigentes, através da plataforma
Google formulários. Um questionário foi enviado por meio de um link para alunos do
ensino médio. Desta forma, foi posto como objetivo analisar as possíveis influências
que a ficção científica exerce no desenvolvimento e formação de concepções em
relação ao tempo por parte dos alunos. Além de analisar como os alunos absorvem
as ideias sobre o tempo presentes nas obras fictícias, estabelecendo assim quais as
possíveis relações e influências que o consume de tais obras geram no processo de
aprendizagem e desenvolvimento científico e conceitualização de ideais sobre o
tempo.
Descrição:
SILVA, José Otávio Ferreira Silva. O Tempo na Ficção Científica: uma investigação das concepções carregadas por estudantes da educação básica. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba. Araruna, 2022.