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Heloísa e as faces do feminino no medievo (século XII): uma leitura a partir do filme "Em nome de Deus" (Stealing Heaven, 1988)

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dc.contributor.author Lira, Marilia Gabriela do Nascimento Domingos
dc.date.accessioned 2022-04-25T21:31:30Z
dc.date.available 2022-04-25T21:31:30Z
dc.date.issued 2022-04-22
dc.identifier.other CDD 305.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26632
dc.description LIRA, M. G. do N. D. Heloísa e as faces do feminino no medievo (século XII): uma leitura a partir do filme "Em nome de Deus" (Stealing Heaven, 1988). 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa aspectos da construção histórica e ficcional de Heloísa de Argenteuil (1090-1164), a partir do filme Em nome de Deus (Stealing Heaven), lançado no ano de 1988, dirigido por Clive Donner. Através da narrativa da famosa história de amor de Abelardo e Heloísa, o filme em questão confere a esta um protagonismo, destacando a representatividade da mesma em Paris no século XII. Nesta narrativa, identificamos três aspectos ou faces de Heloísa, que a nosso ver também representam aspectos importantes das vivências e ideias traçados para as mulheres no medievo: a sua intelectualidade, o amor, os embates da sua vida religiosa, os quais procuramos explorar em diálogo com a historiografia. Compreendemos que tais aspectos são constituídos pelos valores culturais da época, em especial pelas suas bases patriarcais, e pelas sensibilidades da contemporaneidade para as quais o filme se dirige, onde as desigualdades entre homens e mulheres persistem. Para tanto, procuramos pensar a relação história e cinema, bem como explorar uma escrita da história das mulheres na Idade Média, tendo como aporte uma produção historiográfica especializada sobre o contexto medieval e as mulheres, a exemplo de Georges Duby (2011), Jacques Le Goff (2006), José Rivair Macedo (2002), Michelle Perrot (2007), Gerda Lerner (2019), entre outros/as. Neste exercício de leitura, consideramos aproximações importantes entre a narrativa historiográfica e a fílmica, para as quais Heloísa se constitui como transgressora, como uma mulher que, dentro dos limites impostos por seu contexto, provocou e resistiu ao patriarcado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Alômia Abrantes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Heloísa de Argenteuil pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Patriarcado pt_BR
dc.title Heloísa e as faces do feminino no medievo (século XII): uma leitura a partir do filme "Em nome de Deus" (Stealing Heaven, 1988) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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