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O presente trabalho busca discutir analiticamente o uso da diplomacia midiática como estratégia de política externa nos governos Lula da Silva (2003-2011). Assim, serão avaliados os programas de comunicação utilizados pelos governos Lula da Silva, para responder à questão: A diplomacia midiática foi exercida por meio dos programas do governo? Se sim, como? A escolha da temática deve-se à ampliação de estudos sobre as questões de low politics – mídia, gênero, feminismo, meio ambiente, questões sociais e culturais -, além disso, deve-se também aos Estados adicionarem em suas estratégias de governo o uso dos meios de comunicação para o alcance de seus objetivos. Dessa forma, será realizada uma discussão bibliográfica crítica, no qual destaca-se Eytan Gilboa (1987;2001) e o entendimento do autor a respeito do conceito diplomacia midiática, além de adotar abordagens construtivistas tratadas por Nicholas Onuf (1989;1998) e Friedrich Kratochwil (1989), combinada à pesquisa documental relativa aos dados de órgãos do governo, como a Assessoria de Comunicação da Presidência da República e a Assessoria de Imprensa do Gabinete do Itamaraty. Com isso, aprofundaremos os conceitos de mídia, comunicação e opinião pública e diplomacia midiática. |
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