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Síndrome de Burnout: Estresse ocupacional e esgotamento entre docentes e discentes do curso de Odontologia UEPB/Campus VIII

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dc.contributor.author Amorim, Victor Guimarães de Sousa
dc.date.accessioned 2022-05-05T00:54:18Z
dc.date.available 2022-05-05T00:54:18Z
dc.date.issued 2022-03-18
dc.identifier.other CDD 158.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26680
dc.description AMORIM, Victor Guimarães de Sousa. Síndrome de Burnout: Estresse ocupacional e esgotamento entre docentes e discentes do curso de Odontologia UEPB/Campus VIII. 2022. 25. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022 pt_BR
dc.description.abstract Objetivo: Avaliar a prevalência e fatores associados à Síndrome de Burnout de alto grau nos docentes e estudantes de Odontologia de uma universidade pública brasileira. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com 202 participantes (179 estudantes e 23 docentes), os quais responderam ao Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS) que apresenta 22 questões padronizadas divididas em três domínios: ‘exaustão emocional’, ‘despersonalização’ e ‘reduzida realização pessoal’. A pontuação de “Exaustão emocional” varia de 0 a 54 e quando acima de 27, indica alto grau de esgotamento. A pontuação de “despersonalização” varia de 0 a 30 e quando acima de 10 indica alto grau de Burnout. A “realização profissional” apresenta pontuação variando de 0 a 48, sendo a mesma inversamente associada à Burnout, de forma que uma pontuação menor ou igual a 33 indica um alto grau da Síndrome. Para análise estatística, foi utilizado o software SPSS 17.0, com nível de significância de 5%. As variáveis não apresentaram distribuição normal (Teste de Shapiro-Wilk, p<0,05). Os testes de Mann-Whitney, Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e a Regressão Logística foram utilizados para análise dos dados do estudo. Resultados: Para os estudantes, altos graus da Síndrome de Burnout foram observados em 51,1% na dimensão “reduzida realização profissional”, em 48%, na “exaustão emocional” e em 17,9% na “despersonalização”. Para os docentes, os percentuais de alto grau da Síndrome foram de 34,8% em “reduzida realização profissional”, 17,4% em “exaustão emocional” e apenas 4,3% na “despersonalização”. Ser estudante (OR= 3,54; IC 95% = 1,13-11,07) e do sexo feminino (OR= 2,09; IC 95% = 1,12-3,90) foram relacionados a maiores chances de desenvolver da Síndrome de Burnout de alto grau na dimensão “Exaustão emocional”. Conclusão: A prevalência da Síndrome de Burnout de alto grau é elevada nas dimensões “exaustão emocional” e “reduzida realização profissional”, sendo o sexo feminino e o fato de ser estudante fatores de risco para essa síndrome na Odontologia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Dmitry José de Santana Sarmento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Esgotamento profissional pt_BR
dc.subject Estresse ocupacional pt_BR
dc.subject Estresse Psicológico pt_BR
dc.title Síndrome de Burnout: Estresse ocupacional e esgotamento entre docentes e discentes do curso de Odontologia UEPB/Campus VIII pt_BR
dc.type Other pt_BR


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