Resumo:
Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Física este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a utilização da criatividade em um ambiente lúdico através do uso de jogo didático. Elaborar jogos e dinâmicas com conteúdos presentes no segundo ano do curso de ensino médio da Rede Estadual de Educação da Paraíba. Tão importante quanto pesquisar e publicar sobre a ludicidade no Ensino de Física é garantir a disponibilidades destas pesquisas aos professores da Educação Básica, por meio de pesquisas simples na internet, para que eles possam aplicar o que tem sido proposto nas suas turmas. Essa junção forma uma metodologia diferenciada e motivadora, levando o aluno a buscar explicar o conceito físico apresentado, e também promove uma aprendizagem significativa, favorecendo no processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para a obtenção do conhecimento desses alunos. Ao utilizarmos este projeto pedagógico nos remetemos ao pensamento de que o lúdico é uma estratégia a ser usada como estímulo na construção do conhecimento e desenvolvimento das diferentes habilidades de cada indivíduo. Nossa principal intenção foi utilizar este jogo como forma de aprendizado. Através dele perceberíamos o quanto nossos alunos aprendem os conteúdos já desenvolvidos e suas dificuldades seriam reveladas e assim criar nesses alunos um espírito de inovação. fortalecendo dessa forma o processo de ensino-aprendizagem e resgatando os alunos para a Educação.
Descrição:
GOMES, M. K. C. A importância de inserir métodos lúdicos no ensino de física. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2021.