dc.description.abstract |
Tendo em vista a escolha dessa temática se deu mediada pelas situações que foram
observadas desde o início da pandemia com amplo período em casa, sem nenhum
tipo de contato acadêmico, onde já foi possível perceber que iríamos ter consideráveis
consequências para os professores e alunos em todas as esferas estudantis,
pesquisa-se sobre os efeitos da pandemia para o Ensino de Física, a fim de identificar
e listar as adversidades que surgiram para o ensino de Física em formato de ensino
no modelo atual (remoto), como também considerar e apontar quando houver
sugestões de ferramentas para a utilização nesse modelo de ensino. Para tanto, é
necessário apresentar trabalhos potenciais para Ensino de Física, que possam se
encaixar no contexto desta pesquisa, para que possam ajudar no ‘fazer’ do professor,
investigar os obstáculos que os professores e alunos enfrentaram, frente ao processo
de ensino e aprendizagem durante a pandemia e apresentar como se comportaram
as relações pessoais professor-aluno, professor-diretor e aluno-família, mostrando o
que foi feito para minimizar os impactos causados pelo trabalho não presencial.
Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa com uso de uma entrevista. Diante disso,
verifica-se que foi possível encontrar trabalhos que puderam se encaixar no contexto
desta pesquisa, capazes de ajudar no ‘fazer’ do professor, as práticas remotas
realizadas em tempos de pandemia, potencializaram a centralidade de ensino no
professor e no conteúdo e foi observado que o ambiente de casa não propiciou tanta
facilidade para adaptação dos alunos, em conformidade com o que analisado faltou
compreensão da família para entender e respeitar a figura do “aluno-remoto”, o que
impõe a constatação de que os resultados apontam para uma defasagem na
aprendizagem dos alunos e a identificação das dificuldades enfrentadas por alunos e
professores, contribuindo para melhorias em um planejamento do que pode ser adotado
(e não adotado) como referência para o ensino remoto. |
pt_BR |