UEPB - Repositório Digital

Os efeitos da pandemia para o Ensino de Física: um estudo investigativo realizado com professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Aldair Luiz Soares de
dc.date.accessioned 2022-05-25T20:30:20Z
dc.date.available 2022-05-25T20:30:20Z
dc.date.issued 2022-03-25
dc.identifier.other 530.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26908
dc.description SOUZA, Aldair Luiz Soares de. Os efeitos da pandemia para o ensino de física: um estudo investigativo realizado com professores. 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a escolha dessa temática se deu mediada pelas situações que foram observadas desde o início da pandemia com amplo período em casa, sem nenhum tipo de contato acadêmico, onde já foi possível perceber que iríamos ter consideráveis consequências para os professores e alunos em todas as esferas estudantis, pesquisa-se sobre os efeitos da pandemia para o Ensino de Física, a fim de identificar e listar as adversidades que surgiram para o ensino de Física em formato de ensino no modelo atual (remoto), como também considerar e apontar quando houver sugestões de ferramentas para a utilização nesse modelo de ensino. Para tanto, é necessário apresentar trabalhos potenciais para Ensino de Física, que possam se encaixar no contexto desta pesquisa, para que possam ajudar no ‘fazer’ do professor, investigar os obstáculos que os professores e alunos enfrentaram, frente ao processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia e apresentar como se comportaram as relações pessoais professor-aluno, professor-diretor e aluno-família, mostrando o que foi feito para minimizar os impactos causados pelo trabalho não presencial. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa com uso de uma entrevista. Diante disso, verifica-se que foi possível encontrar trabalhos que puderam se encaixar no contexto desta pesquisa, capazes de ajudar no ‘fazer’ do professor, as práticas remotas realizadas em tempos de pandemia, potencializaram a centralidade de ensino no professor e no conteúdo e foi observado que o ambiente de casa não propiciou tanta facilidade para adaptação dos alunos, em conformidade com o que analisado faltou compreensão da família para entender e respeitar a figura do “aluno-remoto”, o que impõe a constatação de que os resultados apontam para uma defasagem na aprendizagem dos alunos e a identificação das dificuldades enfrentadas por alunos e professores, contribuindo para melhorias em um planejamento do que pode ser adotado (e não adotado) como referência para o ensino remoto. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Me. Thiago da Silva Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Impacto da pandemia pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.title Os efeitos da pandemia para o Ensino de Física: um estudo investigativo realizado com professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta