Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar a realização e a prática de atividades relacionadas a Educação Ambiental na disciplina de Geografia, para isso utilizamos como objeto de análise a escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Caetano, localizada no município de Bayeux –PB. Além de explicar a importância que a Educação ambiental tem nos dias atuais. Entende-se que a disciplina geográfica por trabalhar diretamente as relações sociedade/natureza exerce um importante papel na construção de propostas para uma Educação Ambiental. Nesse sentido, refletimos em que medida os professores de Geografia têm desenvolvido ações no sentido de promover e incentivar a Educação Ambiental na escola. A pesquisa se caracterizou como uma análise de cunho qualitativo que se caracteriza por ter como foco a interpretação que os próprios participantes têm da situação sob estudo, ao invés de se concentrar na quantificação. A técnica de coleta foi por meio de questionários. Por meio dos resultados obtidos e analisados podemos constatar certa dificuldade no desenvolvimento das atividades em relação às práticas de Educação Ambiental, tanto na escola como na disciplina, mostrando uma realidade preocupante e contraditória com os princípios gerais e participativos da Educação Ambiental.
Descrição:
SANTOS NETO, J. A. dos. Um olhar geográfico da educação ambiental na escola estadual de ensino fundamental João Caetano no município de Bayeux – PB. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.