Resumo:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é obtido através dos censos
educacionais e utilizado para mensurar a qualidade da educação básica nas instituições.
O Ideb é o resultado de dois indicadores, o desempenho em testes padronizados (SAEB)
e o indicador do fluxo escolar. Portanto, um índice objetivo, limitar-se apenas a ele, pode
fazer com que ignoremos outros indicadores que refletem as condições que influenciam a
qualidade educacional. Diante disso, sugerimos a seguinte questão: em que medida
outros indicadores, como o nível de complexidade de gestão escolar, média de alunos por
turma e horas-aula, estão relacionados com a qualidade educacional? O presente estudo
foi desenvolvido com dados relacionados ao estado da Paraíba, e a coleta dos
indicadores foi realizada a partir do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aberto à consulta pública. Investigamos
300 escolas do ensino médio que obtiveram pontuação no Ideb para o ano de 2019.
Utilizamos modelos lineares generalizados (GLM) para verificar a relação do Ideb com os
demais indicadores educacionais. Dentre as variáveis investigadas, a qualidade da
educação da Paraíba apresentou efeito positivo da média de horas de aula e da
complexidade de gestão das escolas. Além disso, apresentou efeito negativo da taxa de
distorção idade-série. Estudos dessa natureza, direcionados a investigar as condições
que limitam ou potencializam a qualidade educacional, podem diminuir a lacuna existente
entre as ações políticas, administrativas e pedagógicas.
Descrição:
SILVA, Moacyr Xavier Gomes da. Que indicadores influenciam na qualidade da educação da Paraíba?. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.