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O acesso às tecnologias para promover o ensino de geografia no período de pandemia

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dc.contributor.author Santos, Juliana Palmeira dos
dc.date.accessioned 2022-06-01T19:41:14Z
dc.date.available 2022-06-01T19:41:14Z
dc.date.issued 2021-07-01
dc.identifier.other CDD 910.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26952
dc.description SANTOS, Juliana Palmeira dos. O acesso às tecnologias para promover o ensino de Geografia no período de pandemia. 2021. 49 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Diante das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), vírus que causa o quadro de infecção viral COVID-19, as escolas tiveram suas atividades presenciais suspensas o que acabou impactando negativamente o processo educativo. Diante disso, surgiu o interesse de entender o uso das ferramentas tecnológicas no ensino remoto na perspectiva do aluno. Nesse sentido, o tema da presente pesquisa é o acesso às tecnologias para promover o ensino de geografia no período de pandemia. Este estudo teve como objetivo geral identificar as dificuldades encontradas pelos discentes da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Plínio Lemos no acesso as tecnologias para participar das aulas remotas do componente curricular de geografia. No que diz respeito a metodologia, é uma pesquisa exploratória, tendo um enfoque mais aprofundado para a pesquisa de campo e sendo de caráter quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário e participaram da pesquisa 47 alunos do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Plínio Lemos. Através da análise dos resultados foi possível identificar que a maioria dos alunos não tem acesso às tecnologias necessárias para acompanhar as aulas remotas, o que acaba distanciando o discente da escola. Foi evidenciado na pesquisa que os alunos que participam do ensino remoto utilizando de portfólios não retornam satisfatoriamente a atividade. Com base em tudo que foi apresentado, sugere-se a intervenção através de políticas públicas que assegurem o direito a educação e minimizem as consequências causadas pela pandemia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Joana d’Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Tecnologias para o ensino pt_BR
dc.subject Alunos de Geografia pt_BR
dc.title O acesso às tecnologias para promover o ensino de geografia no período de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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