UEPB - Repositório Digital

Um estudo sobre ensino de cartografia na perspectiva do ensino presencial e remoto: um estudo na escola municipal Marlene Alves Mendes/ Pilõezinhos/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Paula Tatiana Pereira
dc.date.accessioned 2022-06-02T15:50:25Z
dc.date.available 2022-06-02T15:50:25Z
dc.date.issued 2021-06-01
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26955
dc.description BARBOSA, P. T. P. Um estudo sobre ensino de cartografia na perspectiva do ensino presencial e remoto: um estudo na escola municipal Marlene Alves Mendes/ Pilõezinhos/PB. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O ensino-aprendizagem de cartografia nas aulas de Geografia tem sido um desafio ao longo desses anos. A deficiência de uma boa alfabetização cartográfica nas series iniciais pode vir de uma formação inadequada por parte de alguns professores dos anos iniciais. Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal Marlene Alves Mendes, localizada na Cidade de Pilõezinhos/PB. O objetivo deste trabalho é analisar o ensino da alfabetização cartográfica no ensino fundamental II, mais especificamente, nas turmas do 7º e 8º anos, com o intuito de compreender o conhecimento de Cartografia. Metodologicamente, foi feita uma revisão na literatura teórica sobre Geografia, Cartografia, tomando por base, alguns autores: Castellar (2011); Joly (1990); Passini (1994); Souza (2009). Além da aplicação de questionários com abordagem qualitativa junto aos estudantes do sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental anos finais, para uma melhor compreensão de como está o ensino de Cartografia nas aulas de Geografia. Os alunos do ensino fundamental têm como base o que foi aprendido no ensino infantil para seguir na compreensão dos demais conhecimentos dessa fase de ensino. Seguindo essa trajetória em relação a cartografia, que é um dos conteúdos-chaves da Geografia, percebe-se, que este é um dos temas mais negligenciados. Portanto, esta pesquisa buscou entender quais eram as principais dificuldades dos alunos em relação ao estudo cartográfico. E diante dos dados analisados, foi possível identificar a valiosa importância da Cartografia Escolar no ensino fundamental anos finais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Leandro Paiva do Monte Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental I pt_BR
dc.title Um estudo sobre ensino de cartografia na perspectiva do ensino presencial e remoto: um estudo na escola municipal Marlene Alves Mendes/ Pilõezinhos/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta