Resumo:
O presente trabalho apresenta um estudo de caso para analisar a eficácia do uso de jogos sérios no contexto da dengue. O estudo foi realizado em três etapas, nas quais participaram 30 voluntários, de idade, sexo, escolaridade e cidades diferentes, e foram estudados três dos jogos (“Você contra a Dengue”, Cidade em Foco” e “Sherlock Dengue 8”). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários de pesquisa para sondagem de perfil dos participantes, a fim de saber o nível computacional (principiante, intermediário e experiente) e seus conhecimentos sobre a dengue. Ao final do estudo, foi administrado um segundo
questionário, onde os participantes tornaram a responder as questões sobre a doença propostas no primeiro questionário. Durante a análise dos dados, o jogo Sherlock Dengue 8 se mostrou mais eficaz em divulgar informações sobre a dengue, por abranger conceitos que vão além da prevenção da doença, ensinando aos usuários sobre sintomas e ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti, por exemplo. De forma geral, quando indagados sobre a utilidade dos jogos, a grande maioria dos participantes concordou que as informações transmitidas pelo jogo são válidas e podem ser úteis em seu cotidiano.
Descrição:
MANGUEIRA, W. R. S. Análise de eficácia do uso de jogos sérios na divulgação de informações sobre a dengue. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017.