Resumo:
Este trabalho versa sobre o Programa de Residência Pedagógica na formação docente no campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). De modo geral, objetivamos analisar a relevância desse programa na formação de futuros docentes do curso de licenciatura em Física do campus VII da UEPB. Nossa pesquisa utilizou-se de uma investigação bibliográfica, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva, fundamentada nos documentos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). A CAPES desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação. A CAPES também coordena nacionalmente o Programa de Residência Pedagógica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com nove perguntas e aplicado a 42 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física do campus VII da UEPB. Em linhas gerais, o estudo mostrou que mais de 80% dos licenciandos afirmaram que o Programa de Residência Pedagógica contribuiu na sua formação docente, e que traz uma nova visão metodológica para a docência. Como discente do curso de licenciatura em Física e participante do programa Residência Pedagógica percebo a importância desse programa e que através desse trabalho de conclusão de curso (TCC) registro a importância desse programa na formação acadêmica dos licenciados na interação da teoria com a prática e da troca de experiência ente docentes.
Descrição:
SANTOS, R. A. D. O programa Residência Pedagógica na formação dos discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do Campus VII da UEPB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.