UEPB - Repositório Digital

A ficção científica e o ensino de física: uma pesquisa bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Matheus Wesley de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-06-22T16:49:06Z
dc.date.available 2022-06-22T16:49:06Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27021
dc.description ANDRADE, M. W. O. A ficção científica e o ensino de física: uma pesquisa bibliográfica. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, os professores tem uma árdua missão: conseguir a atenção dos alunos e mantê-la durante a aula. Visando facilitar essa tarefa, optou-se por utilizar as atribuições da ficção científica como forma de seduzir os discentes. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo geral, investigar as potencialidades da ficção científica (tecnologia) no ensino de Física. Dessa forma, é realizado um levantamento histórico sobre o elo entre ciência e arte, a origem da ficção científica, suas formas de expressar o mundo, assim, como suas viabilidades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Chegando ao problema central da pesquisa, é viável utilizar a ficção científica como estratégia educacional motivacional, que estimule os estudantes a perceberem a Física de maneira (re)contextualizada? Assim, o estudo decorreu de uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização da ficção científica no ensino de Física, a partir de uma busca online através de duas bases de dados, a PBI (portal de busca integrada) e “PERIÓDICOS” portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Portanto, esses dados foram filtrados com base nos seguintes objetivos específicos: estimular os alunos no processo ensino-aprendizagem de Física; possibilitar a interação dos estudantes a respeito dos conceitos trabalhados na obra; proporcionar intercâmbios através das aulas; e viabilizar a interdisciplinaridade pelo uso da ficção científica. Por meio da síntese dos materiais coletados, percebeu-se uma série de vantagens proporcionadas pela ficção científica no ensino de Física, podendo ser abordada de diferentes maneiras, apresentando o potencial de ser uma estratégia diferenciada para um melhor processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Kalinka Walderea Almeida Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Física pt_BR
dc.subject Ficção científica pt_BR
dc.subject Estratégia didática pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title A ficção científica e o ensino de física: uma pesquisa bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta