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Finanças comportamentais: análise da influência das variáveis educação financeira, faixa etária, gênero e ocupação na aversão à perda

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dc.contributor.author Morais, Daniel Alves de
dc.date.accessioned 2022-07-06T20:22:07Z
dc.date.available 2022-07-06T20:22:07Z
dc.date.issued 2022-07-01
dc.identifier.other CDD 332.672
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27058
dc.description MORAIS, D. A. Finanças comportamentais: análise da influência das variáveis educação financeira, faixa etária, gênero e ocupação na aversão à perda. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa traz uma percepção acerca do fenômeno descoberto por Kanehman e Tversky, descrito como aversão à perda. Este, por sua vez, faz com que os indivíduos se tornem avessos ao risco quando deparados com situações de ganho certo, saindo do escopo da teoria das finanças modernas, em que o individuo consegue receber a informação e tomar a melhor decisão, este trabalho adota as finanças comportamentais como base, tratando o individuo como sendo suscetivel a interferências psicologicas e cognitivas, causadas pelas heuristicas, nesta pesquisa sendo trabalhada a heuristica da aversão à perda. Dessa forma o trabalho teve como objetivo identificar os diferentes níveis de aversão à perda quando observadas as variáveis: educação financeira, idade, gênero e ocupação. Para coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico com estudantes e profissionais contábeis da Paraíba, contendo questões sobre educação financeira e situações para colocar o respondente frente a situações de perda e ganho. A amostra foi composta por 124 respondentes contando com a participação de 49 pessoas do sexo masculino e 75 pessoas do sexo feminino, distribuídos da seguinte forma: 102 estudantes de IES pública, 08 de IES particular e 14 profissionais registrados no CRC- PB; e, no tocante a faixa etária os respondentes estão entre 17 e 55 anos. Os dados foram tratados por meio da aplicação da teoria de resposta ao item para as questões referentes a educação financeira, desta forma foi possível auferir os traços latentes de conhecimento do assunto, e posteriormente as 4 variáveis foram submetidas a aplicação do teste qui-quadrado com um grau de significância de 5%. Os resultados não mostraram significância estatística quanto aos diferentes níveis de aversão à perda. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lílian Perobon Mazzer pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Finanças comportamentais pt_BR
dc.subject Aversão à perda pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Teoria dos próspectos pt_BR
dc.title Finanças comportamentais: análise da influência das variáveis educação financeira, faixa etária, gênero e ocupação na aversão à perda pt_BR
dc.type Other pt_BR


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