dc.contributor.author |
Silva, Brenda Kirsia de Sousa |
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dc.date.accessioned |
2022-07-27T00:20:17Z |
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dc.date.available |
2022-07-27T00:20:17Z |
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dc.date.issued |
2022-03-23 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 530.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27133 |
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dc.description |
SILVA, B. K. S. A escola em tempos de pandemia: estudo de caso no ensino remoto de Física. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o advento da pandemia, os sistemas de ensino em todo mundo buscaram adaptar-se a uma nova realidade global. No Brasil não foi diferente, rapidamente o cenário educacional adotou o Ensino Remoto como sendo o novo modelo de ensino acadêmico para milhões de estudantes. O desafio foi iminente, professores e alunos tornaram-se autodidatas no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC) em tempo recorde, pois não havia tempo a perder. Do ponto de vista metodológico, o processo educacional passou a acontecer “fora da sala de aula”. As tecnologias digitais de informação e comunicação, tais como: plataformas do Google, simuladores, aplicativos, jogos e outros mais ganharam visibilidade nacional. Com as tecnologias digitais foi possível trabalhar várias áreas do conhecimento, e muitos alunos e professores as considera de fácil interação, proporcionado maior interação mental, tornando o ensino mais divertido e muitas vezes até recreativo. Acredita-se que a facilidade na aprendizagem pode auxiliar aspectos como o raciocínio lógico e a memória, promovendo o desenvolvimento intelectual. Nosso trabalho de pesquisa tem como base a escola estadual “Francisco de Sá Cavalcante”, do município de Paulista-PB. Questionamos professores e alunos dessa escola no intuito de compreender qual posicionamento acadêmicos deles sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação quando usavam jogos, simuladores e aplicativos como ferramenta mediadora do processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto. A escolha por esse tipo de pesquisa se deu pelo fato do design de uma construção teórica e prática, visando analisar pontos chaves no processo de ensino e aprendizagem. Consideramos que está pesquisa é do tipo quali-quantitativa que tem como foco a análise das percepções dos estudantes e professores com relação ao ensino remoto e os meios que promovem a facilitação da aprendizagem. Concluímos que mesmo com as facilidades que encontramos nas plataformas digitais, o ensino da Física de forma remota deve ser reformulado, para atender as necessidades e dificuldades dos alunos. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino remoto |
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dc.subject |
Tecnologias digitais |
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dc.subject |
Escolas públicas do ensino médio |
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dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.title |
A escola em tempos de pandemia: estudo de caso no ensino remoto de Física |
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dc.type |
Other |
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