Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar os planos de ensino das disciplinas da área de contabilidade de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis, ofertadas pelas universidades públicas do Rio Grande do Norte. Por meio do levantamento dos planos de ensino, foram analisadas as nomenclaturas utilizadas, a estrutura dos planos, as bibliografias e as metodologias e avaliação de ensino utilizada. A pesquisa justificou-se ser relevante, mostrando a grande importância de estudos que analisem a grade curricular de um curso ou uma disciplina especifica, com o objetivo de verificar se o que está sendo lecionado atende as expectativas da profissão. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza quali -quantitativa, classificado como um estudo multicaso do tipo bibliográfico e documental. Através da analise documental, os resultados apresentaram que existe uma uniformidade entre a nomenclatura das disciplinas; sobre a estrutura do plano, as composições que mais aparecem são: identificação, objetivo, ementa e conteúdo programático; as referências mais citadas foram Martins (2010) e Leone (2000); o método de ensino mais citado foram as “Aulas expositivas” e “Resolução de exercícios em grupo e individuais; sobre o procedimento de avaliação foram “Prova objetiva/subjetiva” e “Trabalho individual/grupo”. Com base nos
resultados obtidos, percebe-se que há considerável uniformidade no perfil das disciplinas das áreas de custos nas universidades públicas do rio grande do norte.
Descrição:
CASTRO, B. R. D. Uma pesquisa empírica da disciplina de contabilidade de custos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis nas universidades públicas do Estado do Rio Grande do Norte. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]