Resumo:
A Educação Inclusiva configura-se como uma modalidade da educação que busca
incluir qualquer aluno de acordo com suas necessidades especiais na escola de
ensino regular. A disciplina de História se apresenta como uma área de conhecimento
que realiza relações e constrói problematizações entre o passado e o tempo presente,
e, logo, é um campo fértil para a formulação de práticas pedagógicas plurais. Neste
sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos professores
de História acerca da prática educacional da Educação Inclusiva. Utilizamos como
metodologia a pesquisa qualitativa, realizada no município de Dona Inês-PB. A
população do estudo foi constituída por professores de História de escolas públicas e
privada. A amostra foi constituída por 3 (três) professores. Para a coleta dos dados foi
utilizado um questionário composto por 07 (sete) perguntas abertas, coletados no
período de maio a junho de 2022, sendo a análise de conteúdo a opção escolhida
para estudo dos dados. Após análise dos questionários foi possível analisar as falas
dos professores, refletir e fazer considerações pontuais sobre o tema. Conclui-se que
a disciplina de História é um dos caminhos possíveis para a efetivação da Educação
Inclusiva por abordar conteúdos capazes de formar cidadãos com senso crítico e com
uma visão mais ampla frente às demandas atuais.
Descrição:
ARAÚJO, V. S. de. Ensino de história e educação inclusiva. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.