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O presente estudo tem como objetivo investigar as principais dificuldades no ensino de Física e como tornar as aulas mais atrativas aos alunos. Para que os objetivos pudessem ser alcançados, foi feito uma pesquisa de cunho bibliográfico, ao qual foram utilizados artigos, trabalhos acadêmicos, entre outros, para embasamento teórico, utilizando plataformas de busca acadêmica, como por exemplo, Scielo e Google Acadêmico. Podemos sintetizar de modo geral que as principais dificuldades dos alunos que estão no final do ensino fundamental e no início do ensino médio estão centradas na forma como ele vê o mundo, pois o aluno já possui algumas ideias próprias sobre o funcionamento da natureza que são, na maioria das vezes, contrárias às teorias lecionadas na escola. Enquanto, no final dessa etapa educacional as dificuldades estão voltadas para a forma como eles não veem o mundo, certamente pela ausência de ferramentas que promovam a ilustração daquilo que somente pode ser imaginada. Com um grande empenho em se superar esses obstáculos para que a educação cumpra com o seu dever de formar cidadãos conscientes, formadores de opinião, sugerem-se várias formas de auxílio para que os discentes possam construir seu conhecimento. Dentre elas, a realização de atividades experimentais, dentro do que é proposto pelos PCN's, o uso de materiais de baixo custo e/ou descartáveis se torna um meio viável de se relacionar os conceitos de Física com o cotidiano dos alunos, em especial, de escolas da rede pública de ensino. |
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