Resumo:
Escolas fechadas e alunos distantes das salas de aulas. As consequências da pandemia da COVID-19 na educação são imensuráveis e drásticas. Diante desta realidade, o presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da pandemia da COVID-19 na implementação de políticas públicas na educação básica do município de Patos/PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, tendo como instrumentos para a coleta de dados a análise de documentos oficiais emitidos pela gestão municipal durante o período pandêmico, acessíveis no site da Prefeitura Municipal de Patos. Verificou-se através da análise dos resultados que os desafios enfrentados pelo município na área de educação foram muitos, tais como: despreparo das escolas, professores, alunos e famílias quanto ao ensino remoto; inacessibilidade as tecnologias educacionais; atraso na aprendizagem; intensificação das desigualdades sociais; e, aumento da evasão escolar. Esse cenário não se restringe apenas ao município estudado, mas se entende pelo mundo, ninguém estava preparado para lidar com os efeitos naturais impostos pelo distanciamento e o isolamento social.
Descrição:
FERREIRA, E. A. S. O. A implementação de políticas públicas na educação básica sob os impactos da pandemia da covid-19: uma análise documental no município de Patos/PB. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.