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Impactos no ensino e aprendizagem da educação geográfica durante a pandemia: uma análise focada nos estudantes e professores de Geografia, nas cidades de Sertãozinho e Guarabira

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dc.contributor.author Bento, Lenildo Gonçalves
dc.date.accessioned 2022-07-29T20:46:15Z
dc.date.available 2022-07-29T20:46:15Z
dc.date.issued 2022-07-21
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27208
dc.description BENTO, L. G. Impactos no ensino e aprendizagem da educação geográfica durante a pandemia: uma análise focada nos estudantes e professores de Geografia, nas cidades de Sertãozinho e Guarabira. 2022. 52f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa busca discutir os impactos no ensino e na aprendizagem da Educação Geográfica durante a pandemia, com foco especial para o Ensino Médio. Consideramos para realização desse trabalho as experiências obtidas por meio de um Projeto de Iniciação Cientifica na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, no centro de Humanidades, no curso de Geografia. Para a construção do presente estudo, a metodologia é baseada na pesquisa qualitativa, construída a partir de uma revisão bibliográfica, além da pesquisa de campo desenvolvida por meio de formulários, utilizando a plataforma Google Meet, para coletar os dados da pesquisa, junto ao público alvo, professores e alunos do Ensino Médio. Diante do exposto, o foco principal desse estudo é compreender os impactos da pandemia do Corona vírus no ensino e aprendizagem da Educação Geográfica, levando em consideração o processo de ensino remoto e híbrido, além das experiências, vivências e dificuldades dos estudantes e professores da rede pública de ensino da Paraíba, do Ensino Médio, com destaque para os municípios de Guarabira e Sertãozinho. Para isso, levamos em consideração os anos de 2020 e 2021, destacando os processos de ensino e aprendizagem em Geografia construídos durante esse momento. Neste cenário, com muitas incertezas professores e alunos foram desafiados a continuar a rotina escolar, por meio de aulas remotas emergenciais, de maneira síncronas e assíncronas, através de aplicativos e diversos meios digitais como: Google Meet, Google Classroom, e outros, utilizando aparelhos celulares e computadores. O ensino remoto possibilita para atual e futura gerações, refletirem sobre os impactos desse momento no cenário educacional, sendo possível perceber o gigantesco abismo com relação as desigualdades socioeconômicas presentes no Brasil, principalmente no acesso as TDIC’s. Na Paraíba, especificamente nos municípios de Guarabira e Sertãozinho, foi possível perceber as limitações no acesso as ferramentas tecnológicas e também a internet, as lacunas desse processo são muitas, e consequentemente refletem no ensino-aprendizagem dos estudantes, provocando muitas vezes a desistência do aluno/evasão escolar. Contudo, é importante destacar que apesar das dificuldades, a pandemia acelerou o contato tanto de alunos, quanto de professores com o uso das tecnologias em sala aula, mesmo de forma abrupta. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana de Almeida Nobrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação Geográfica pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Impactos no ensino e aprendizagem da educação geográfica durante a pandemia: uma análise focada nos estudantes e professores de Geografia, nas cidades de Sertãozinho e Guarabira pt_BR
dc.type Other pt_BR


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