dc.description.abstract |
Essa pesquisa busca discutir os impactos no ensino e na aprendizagem da Educação Geográfica durante a pandemia, com foco especial para o Ensino Médio. Consideramos para realização desse trabalho as experiências obtidas por meio de um Projeto de Iniciação Cientifica na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, no centro de Humanidades, no curso de Geografia. Para a construção do presente estudo, a metodologia é baseada na pesquisa qualitativa, construída a partir de uma revisão bibliográfica, além da pesquisa de campo desenvolvida por meio de formulários, utilizando a plataforma Google Meet, para coletar os dados da pesquisa, junto ao público alvo, professores e alunos do Ensino Médio. Diante do exposto, o foco principal desse estudo é compreender os impactos da pandemia do Corona vírus no ensino e aprendizagem da Educação Geográfica, levando em consideração o processo de ensino remoto e híbrido, além das experiências, vivências e dificuldades dos estudantes e professores da rede pública de ensino da Paraíba, do Ensino Médio, com destaque para os municípios de Guarabira e Sertãozinho. Para isso, levamos em consideração os anos de 2020 e 2021, destacando os processos de ensino e aprendizagem em Geografia construídos durante esse momento. Neste cenário, com muitas incertezas professores e alunos foram desafiados a continuar a rotina escolar, por meio de aulas remotas emergenciais, de maneira síncronas e assíncronas, através de aplicativos e diversos meios digitais como: Google Meet, Google Classroom, e outros, utilizando aparelhos celulares e computadores. O ensino remoto possibilita para atual e futura gerações, refletirem sobre os impactos desse momento no cenário educacional, sendo possível perceber o gigantesco abismo com relação as desigualdades socioeconômicas presentes no Brasil, principalmente no acesso as TDIC’s. Na Paraíba, especificamente nos municípios de Guarabira e Sertãozinho, foi possível perceber as limitações no acesso as ferramentas tecnológicas e também a internet, as lacunas desse processo são muitas, e consequentemente refletem no ensino-aprendizagem dos estudantes, provocando muitas vezes a desistência do aluno/evasão escolar. Contudo, é importante destacar que apesar das dificuldades, a pandemia acelerou o contato tanto de alunos, quanto de professores com o uso das tecnologias em sala aula, mesmo de forma abrupta. |
pt_BR |