UEPB - Repositório Digital

A prática das atividades aquáticas para crianças com transtorno do espectro autista: relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ananias, Luana Maria Apolinario
dc.date.accessioned 2022-08-01T10:56:56Z
dc.date.available 2022-08-01T10:56:56Z
dc.date.issued 2022-07-07
dc.identifier.other CDD 616.898
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27217
dc.description ANANIAS, Luana Maria Apolinario. A prática das atividades aquáticas para crianças do transtorno do espectro autista: relato de experiência. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento complexa que envolve desafios persistentes com comunicação social, interesses restritos e comportamento repetitivo. Diante de suas características, as pessoas com autismo necessitam de tratamentos e técnicas de aprendizagem apropriada para minimizar as suas dificuldades e potencializar as suas habilidades positivas. Crianças com Transtorno do Espectro Autista são capazes de praticar atividades físicas das mais variadas, dentre elas a natação. Não necessariamente eles serão grandes nadadores ou atletas, mas conseguiram atingir o principal motivo desta prática que é evitar o afogamento infantil, seguido dos inúmeros benefícios que as atividades aquáticas promovem. O objetivo deste trabalho foi relatar minhas experiências como estagiária de Educação Física em uma clínica interdisciplinar na cidade de Campina Grande-PB, sobre a prática de atividades aquáticas em crianças com Transtorno do Espectro Autista, mostrando através desta prática que autista são capazes das mais diversas atividades, entre elas aprender a nadar. Além de mostrar os benefícios que as atividades aquáticas trazem ao tratamento de crianças com TEA. As aulas na piscina ocorreram pela manhã na clínica Move Mente em Campina Grande-PB, nas quartas, quintas e sextas feiras, das 08h10 as 12h10, sendo 40 minutos cada aula com atendimento individualizado. Trabalhar com crianças com TEA é muito desafiador e gratificante, além dos laços que se criam, é possível ver grandes evoluções na parte motora, cognitiva e afetiva. Além disso, podem ocorrer estagnações ou atrasos, levando o profissional a se capacitar cada dia mais para entender melhor o autista e assim buscar soluções. Trabalhar com esse público contribui ainda mais na formação e capacitação do profissional, sendo um diferencial no mercado de trabalho, afinal cada dia mais vem se tornando comum a presença de autistas em todos os lugares da sociedade, seja na escola, no restaurante, nos clubes, entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. esp. Anny Sionara Lima Moura Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Atividade aquática pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.title A prática das atividades aquáticas para crianças com transtorno do espectro autista: relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta