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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento complexa que envolve desafios persistentes com comunicação social, interesses restritos e comportamento repetitivo. Diante de suas características, as pessoas com autismo necessitam de tratamentos e técnicas de aprendizagem apropriada para minimizar as suas dificuldades e potencializar as suas habilidades positivas. Crianças com Transtorno do Espectro Autista são capazes de praticar atividades físicas das mais variadas, dentre elas a natação. Não necessariamente eles serão grandes nadadores ou atletas, mas conseguiram atingir o principal motivo desta prática que é evitar o afogamento infantil, seguido dos inúmeros benefícios que as atividades aquáticas promovem. O objetivo deste trabalho foi relatar minhas experiências como estagiária de Educação Física em uma clínica interdisciplinar na cidade de Campina Grande-PB, sobre a prática de atividades aquáticas em crianças com Transtorno do Espectro Autista, mostrando através desta prática que autista são capazes das mais diversas atividades, entre elas aprender a nadar. Além de mostrar os benefícios que as atividades aquáticas trazem ao tratamento de crianças com TEA. As aulas na piscina ocorreram pela manhã na clínica Move Mente em Campina Grande-PB, nas quartas, quintas e sextas feiras, das 08h10 as 12h10, sendo 40 minutos cada aula com atendimento individualizado. Trabalhar com crianças com TEA é muito desafiador e gratificante, além dos laços que se criam, é possível ver grandes evoluções na parte motora, cognitiva e afetiva. Além disso, podem ocorrer estagnações ou atrasos, levando o profissional a se capacitar cada dia mais para entender melhor o autista e assim buscar soluções. Trabalhar com esse público contribui ainda mais na formação e capacitação do profissional, sendo um diferencial no mercado de trabalho, afinal cada dia mais vem se tornando comum a presença de autistas em todos os lugares da sociedade, seja na escola, no restaurante, nos clubes, entre outros. |
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